Cão na Net
Tudo sobre Cão, Cachorro e Filhote

Ensine o filhote a fazer Coco e Xixi no lugar certo !

Para ensinar o cão a fazer o xixi e cocô no lugar certo, temos que usar uma linguagem que ele entenda. De nada adiantará broncas longas, 'sermões' e muito menos violência, porque o cão não entenderá nada e ficará mais confuso.

No começo, deixe o filhote numa área restrita (uma lavanderia, por exemplo) toda forrada com jornal. O espaço não precisa ser muito grande e vai variar com o tamanho do filhote. Deixe o cãozinho a maior parte do tempo nessa área e tire-o somente para brincar. Obrigatoriamente, ele fará suas necessidades sobre o jornal e ficará condicionado.

Depois dessa etapa, proceda assim: quando o cão fizer as necessidades fora do jornal, diga "não" com voz mais séria, leve-o até o jornal e diga "aqui", com voz amiga, acariciando-o. Ele deve associar: xixi fora do jornal = bronca; xixi no jornal = carinho. Sempre que ele acertar, faça festa. Esse método vale também para cães adultos, mas lembre-se que os machos urinam em vários pontos da casa para marcar território. Nesse caso, apenas a castração resolverá.

Assim que o filhote começar a freqüentar as ruas, em pouco tempo se acostumará a fazer as necessidades fisiológicas fora de casa. E você, como um cidadão consciente, levará um jornal ou saquinho plástico para recolher das ruas as fezes de seu cão, não é mesmo?